O QUE OBAMA QUER NO BRASIL?
...Ora, Ronald Reagan, presidente dos EUA já prometia isso em 1980. No discurso proferido em Brasília, Obama apenas disse ser simpático e não que iria lutar por isso. Ao passo que na Índia, uma potencia nuclear e tecnológica, ele fez questão de enfatizar a entrada daquele Pais no conselho de segurança, Tendo em vista a crescente influencia da potencia Chinesa na Ásia. A Índia serviria como um contrapeso aliado da América para pressionar a China quando necessário. Convém lembrar que apenas 15 países fazem parte desse grupo seleto na ONU. E apenas cinco deles possuem direito a veto. EUA, Rússia, China, França, e Inglaterra.
Obama fez questão de enfatizar a cooperação entre Brasil e EUA na área de pesquisa e educação. Esqueceu-se de lembrar as imposições Americanas após 1945, no processo educacional Brasileiro, com o acordo MEC-USAID. Sem contar com a quase destruição da Cultura e do Cinema Nacional em favor de Rollywood. Foram por meio de filmes e livros escolares fornecidos pelo governo americano, e através deste contrato lesivo, que o “sonho Americano” quase se tornou no pesadelo brasileiro. Cooperação houve sim, mas só da nossa parte.
A realidade objetiva é diferente do discurso do presidente Obama |
O presidente foi infeliz ao afirmar que essa riqueza gerada foi pelo esforço do Ex-presidente Fernando Henrique, Lula e agora com Dilma. Essa riqueza só foi possível ser acumulada, devido a alguns fatores do sistema capitalista implantado ao longo das décadas: Desnacionalização da indústria nacional, permitindo a interferência de estrangeiros na economia, abertura para especulação financeira com juros altos sendo pagos com o tesouro nacional, desmonte do estado econômico e produtivo, e baixos salários. Condicionando o proletariado a uma vida medíocre de mera sobrevivência. O mister Obama se esqueceu desses detalhes.
No final do seu discurso, Obama se refere a colaboração entre Brasil e EUA nas áreas de direitos humanos e trafego de drogas, “que tanto afetam nossas sociedades”. –disse ele -Sinceramente? Da ate pra rir. Entre o discurso do presidente e a realidade objetiva dos fatos, há muitas inverdades que precisam ser reveladas.
O DEA (Drug Enforcement Administration), uma agencia do departamento de justiça dos EUA, com um gordo orçamento, é responsável pelo “combate ao trafego de drogas no mundo”. São varias as denúncias na Colômbia, Afeganistão, Iraque e outros países, em que nos atos de apreensão de drogas, o DEA, oculta noventa por cento do apreendido e mistura dez por cento com pó comum a fim de apresentar a imprensa mundial seu trabalho. O restante da droga in natura segue para os EUA, que segundo denuncias financia a parte das despesas da agencia.
Terrorismo Americano no Afeganistão violação dos direitos humanos |
De resto, a improdutiva visita do senhor da guerra, só serviu para dar um aviso de que o império esta de olho no comportamento da burguesia nacional brasileira. E não adianta se virar para esquerda ou para a direita. Porque a 4º frota nuclear americana está de prontidão em nosso litoral para agir a qualquer sinal de mudança. No mais, é só continuísmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário